Quantcast
Channel: Bruno Soares » Game
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Jogando Super Nintendo no Android com controle original

$
0
0

Jogando SNES com controle original via bluetooth Logo que comprei meu HTC Desire HD (sistema operacional Android) instalei um emulador de Super Nintendo (SNES), este foi um dos poucos videogames que tive, e era viciado (quando tinha 10 / 11 anos) em Super Mario World, assim que instalei o Mario me veio aquela nostalgia! Mas jogar com o controle touch screen é péssimo, não tem experiência tátil e o seu dedo fica encima do jogo.
Então pensei, é claro que alguém já ligou o controle original no celular, e estava certo,  encontrei este vídeo: “http://www.youtube.com/watch?v=_FZTz2KO9vU“. Mas tem um detalhe muito importante este projeto, é para NES e não o SNES (mais novo), ou seja, sabia que era possível fazer e tinha os materiais para isto, então só esperei sobrar um tempo para fazer (o único componente que não tinha era o controle, mas consegui um paralelo por R$ 8,00 no Mercado Livre).


vimeo.com/bsoares/snes-on-android-with-controller-and-bluesmirf

Como funciona:
O controle do SNES esta ligado a Arduino, é bem fácil obter as teclas pressionadas, mas existe uma biblioteca para tornar esta tarefa ainda mais simples (NESpad/SNESpad). Cada tecla pressionada liga um bit dentro do número que representa o estado das teclas do controle, e este estado (número) é enviado via Bluetooth (uso o BlueSMiRF) para o Android.
No Android, quem recebe este número é o Amarino, mas ele apenas recebe o número, ainda é necessário um App (que foi modificado a partir deste exemplo “SoftKeyboard“) para converter este número em teclas pressionadas (uso Bitwise) como um teclado do Android.
Por fim é só configurar o emulador para entender as teclas pressionadas como os comandos dentro do mesmo (pular, andar, girar, etc…)

Desta forma o controle pode ser usado como o teclado do seu Android, e ainda ser configurado como o controle de outros emuladores.

Sobre o módulo bluetooth BlueSMiRF:
Depois de configurado ele será o seu “cabo USB virtual” pois da mesma forma que usamos o comando Serial.print(“…”) para enviar dados via porta serial, o mesmo dado será enviado via bluetooth.
A App Amarino utiliza 57.600 de baudrate, e os módulos BlueSMiRF normalmente vem com 9.600.
Para configurar o blueSMiRF utilizei alguns tutoriais:
- http://todbot.com/blog/2006/02/23/howto-mac-os-x-bluetooth-serial-port/
- http://www.sparkfun.com/tutorials/67

Sobre o Soft Keyboard (App para Android):
Modifiquei o exemplo de Keyboard App disponível no Android Developers para obter os dados via Amarino e agir como teclado. Me baseei neste projeto criado para NES, porém criei outro código para a Arduino e alterei 95% do código para o Android.

O código fonte do projeto para Androi, Arduino e as versões das bibliotecas que foram utilizadas, podem ser baixadas do meu Github:
https://github.com/BSoares/SNES-on-Android-with-original-controller

Conteúdo Relacionado:
Código fonte
Arduino UNO
BlueSMiRF
Amarino
Android Sample Soft Keyboard
NESpad/SNESpad
Vídeo no Youtube

Enjoy :-)


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Latest Images

Trending Articles





Latest Images